ratos ratoeira solux dedetizadora

Ratos vivem em colônias, nunca estão sozinhos!

Ratoeiras são ineficazes e inseticidas extramente perigosos tanto na hora do manuseio quanto ficar expostas com acessos para animais domésticos e crianças

A Solux tem a solução

Desratização é a solução

É o estopim para que a população comece utilizar raticidas, muitas vezes proibidos e extremamente nocivos à sua saúde, de forma inadequada”, afirma o biólogo e especialista de pragas urbanas, André Luís Fernandes, que sugere algumas ações preventivas são mais eficazes, seguras e baratas para se evitar ratos em casas ou empresas, como não deixar materiais que possam servir de abrigo, como tijolos, depositados em quintais; limpar os locais onde animais domésticos se alimentam, removendo restos de comida; recolher diariamente o lixo orgânico; manter ralos bem afixados; consertar trincas em calçadas e muros; instalar rodinhos em portas a fim de vedar completamente o vão inferior.

Mas se a infestação já existe, o mais correto e seguro é contratar uma empresa especializada em controle de pragas com alvará expedido pela Vigilância Sanitária local. Realizar o autosserviço é extremamente arriscado, uma vez que venenos proibidos, altamente nocivos à saúde humana, como os chamados chumbinho, são facilmente encontrados no mercado, diz o especialista.

De acordo com Fernandes, apesar desses produtos serem proibidos, eles agem mais rapidamente no organismo do animal, eliminando-o mais rápido que os autorizados pelo Ministério da Saúde. “Mesmo agindo em menos tempo, a maioria desses produtos não são eficazes no controle populacional dos roedores, pois esses animais têm instinto aguçado, o que faz que ratos da mesma colônia rejeitem o alimento contaminado que, após ser consumido, eliminou um de seus membros”, explica.

“É uma questão cultural. As pessoas não se atentam para as medidas preventivas e quando passam a ter problemas com roedores querem uma ação rápida”, comenta. Produtos como os monofluoracetato de sódio não têm antídoto e se ingerido por um humano pode matá-lo antes mesmo de se conseguir socorro médico.

Doenças e prejuízos

Os ratos são transmissores de várias doenças como a leptospirose, a peste bubônica, a hantavirose, entre outras, mas também causa danos a estruturas e a materiais industrializados, como fios e cabos. Estima-se que 25% dos incêndios classificados como de causas desconhecidas possam ser provocados por ratos ao roerem fios.

Segundo o biólogo Randy Baldresca, o rato é capaz de comer pequenos pedaços de isca, insuficientes para matar, mas que por provocarem mal-estar jamais serão ingeridas de novo pelo animal. O uso incorreto de raticidas como o chumbinho pode ainda provocar a morte de crianças ou animais domésticos que tiverem contato com essa isca.

Fonte: CamaraNoticias