//Desratização – Eliminar ratos

Desratização – Eliminar ratos

Infestação de ratos na sua empresa, estabelecimento, condomínio ou residência pode ser muito mais do que um incomodo, pode se transformar num problema de saúde também.

Por vezes é inevitável evitar uma circulação de ratos no ambiente. Por isso deve-se ficar atento aos os vestígios que o roedor deixa pelo caminho, como por exemplo; fezes, urina, algo ruído, alimentos fora da sua posição inicial, ruídos, barulhos no forro do telhado, mudança de comportamento de animais domésticos, entre outros indícios.

Como eliminar ratos?

A melhor forma de prevenção contra infestação de ratos ainda é evitar acúmulos de lixos e detritos no ressinto, além de que comidas expostas, ração de animais domésticos – principalmente à noite – manter o ambiente limpo e higienizado, pois deste modo evitaras restos de alimentos pelo ambiente.

Vale ressaltar que qualquer tipo de combate amador ou caseiro, em sua esmagadora maioria, não trazem o resultado positivo no controle. Pelo contrário. Na medida que o combate a praga não é encaro de forma profissional, o problema só se agrava, devido a alta capacidade de reprodução dos ratos. Uma vez que o tratamento profissional é para eliminar colônias de ratos e não somente um ou dois indivíduos que rodeiam o ambiente.

Sem contar que o uso incorreto de venenos, como por exemplo, chumbinho(cujo o comercio é proibido, logo não é recomendado sua utilização), é insuficientes para  exterminar colônias de  ratos, além do perigo fatal oferecido para animais domésticos, crianças ou até curiosos.

Hábitos e comportamento dos ratos.

Por uma questão de sobrevivência, os ratos possuem hábitos noturnos. Daí a dificuldade em vê-los circulando pelo ambiente. Além do mais, a coloração dos seus pelos, em sua grande maioria, é escura o que permite sua discrição. Sem contar que nas grandes áreas urbanas, os ratos não possuem predadores naturais, como por exemplo, cobras, corujas, algumas aves, raposas entre outros, e com passar dos tempos, cachorros e gatos estão perdendo esse hábito, o que colabora ainda mais o aumento desses roedores nas cidades.

No Brasil existem mais de 200 espécies de ratos catalogados. Sua grande maioria são considerados animais silvestres. Os que circulam nas áreas urbanas são basicamente três espécies: Rato de telhado ou rato preto(Rattus rattus); Ratazana ou também conhecida como rato de esgoto (Rattus norvegicus); Camundongo (Mus muscullus).

Cada um deles possuem hábitos e comportamentos diferentes. Inclusive no aspecto biológico corporal. Veja:

Ratos de Telhados - DesratizaçãoRatos de Telhados: O rato de telhado ou rato preto, é um roedor com hábitos noturnos e com rabo maior que o corpo que costumam procriar e fazer ninhos no forro do telhado, isso porque possuem uma enorme facilidade para escalar muros, paredes e utensílios, descendo somente para se alimentar. Com grande capacidade de reprodução, uma única fêmea chega a procriar em cada ninhada cerca de 10 a 14 filhotes.

 

Ratazana-DesratizaçãoRatazana: Ao contrário do que a maioria pensa, a ratazana não é necessariamente um rato grande e sim uma espécie de rato que tem hábitos noturnos e instinto agressivo as ratazanas vivem em colônia e costumam fazer seus ninhos em tocas no solo por meio de galerias interligadas, córregos, bocas-de-lobo, pontos de aterro sanitários, tubulações de esgoto entre outros meios terrestres.

 

Camundongos - DesratizaçãoCamundongos: Camundongo é uma espécie de rato que pode ser encontrado no mundo todo. mede cerca de 8 cm, por isso se escondem com facilidade e, normalmente fazem o ninho dentro de casa em locais como móveis em geral, frestas na parede ou no chão, prateleiras, despensa, armários entre outros e uma única fêmea chega a procriar 05 ou 06 vezes por ano.

 

Doenças transmitidas pelos ratos

Circulação de ratos não traz desconforto para o ambiente, como também é uma grande ameaça a nossa saúde, podendo se contaminar com  leptospirose, peste bubônica, a hantavirose,  tifo murino, febre da mordida de rato, triquinose, raiva, salmonelose, sarnas, micoses, hantavirose entre outras.

Essas doenças, podem ser transmitidas através da urina, do próprio rato, fezes, pulgas do rato e até mesmo com uma mordida, mas também causam danos a estruturas e a materiais industrializados, como fios e cabos.

Curiosidades do rato:

  • Segundo pesquisa, existem uma média de 15 ratos para cada um habitante brasileiro.
  • Num ambiente propício e favorável (com alimento, água e abrigo), ao rato, se acasalarmos um único casal em questão de um ano, eles podem chegar a 1 milhão de descendentes.
  • O rato-de-telhado, conhecido também como rato-preto, tem uma grande facilidade e habilidade para escalar muros, paredes (com azulejos), geladeiras, entre outros. Além do mais, consegue saltar longas distâncias se comparar ao seu tamanho.
  • Ratazana (rato-de-esgoto) não necessariamente é um rato grande e sim o nome dado a uma espécie de rato.
  • Um Rato de Telhado pode pesar até 600kg já uma Ratazana pode pesar até 700kg.
  • Durante o passeio o rato pode fazer 40 gotas de urina para demarcar o caminho.
  • Estima-se que 25% dos incêndios classificados como de causas desconhecidas possam ser provocados por ratos ao roerem fios.
  • Quando rato se vê acuado em estado eminente de ameaça, ele pode saltar até 1 metro e meio para atacar o agressor. Uma mordida de rato, pode transferir raiva, levando a vitima a tomar dezenas de injeções contra doença de uma única vez.

Serviço de Desratização

Solux Dedetizadora através de seu serviço de Desratização garante um ambiente protegido e imunizado contra infestações de ratos. Através dos nossos serviços de Dedetização de Ratos, proporcionamos maior saúde e bem-estar aqueles que habitam ou circulam o local.

dedetizadora Solux efetuará a vistoria de toda a área interna e externa do local solicitado e os técnicos executam os procedimentos de Desratização de imediato sem prejuízos ao meio ambiente, humanos e animais de estimação.

 

Solux Desratização

A Solux dedetizadora de ratosadapta a metodologia de trabalho de acordo com seu problema. O modelo de contrato é desenvolvido exclusivamente para você, levando em consideração a espécie infestante, nível de infestação, possíveis influências causadoras da circulação de ratos, visitas programadas e pré-agendadas, adequação de novas estratégias de combate a praga, tratamento seguro com produtos registrados no ministério da saúde, entre outras práticas aplicadas focadas no bom desempenho do controle.

2018-08-06T16:13:51+00:00