//Descupinização – Eliminar cupim

Descupinização – Eliminar cupim

Descupinização – Eliminar cupim

Infestação de cupins não somente pode ser um grande incomodo, como também traz prejuízos materiais e financeiros para quem sofre o ataque. Apesar desta praga não representar ameaça direta a nossa saúde, dependendo do ponto ataque, eles se tornam perigosos a nossa integridade física, como por exemplo; quando atacam uma madeira de sustentação no telhado ou um guarda-roupas embutido que pode ceder após comprometer o madeiramento.

Existem várias espécies de cupins e cada um deles com hábitos diferentes, porém um comportamento é similar entre eles; todos se alimentam de celulose, matéria-prima encontrada em madeiras, livros, papel, papelão, couro, lã entre outros derivados.

Os indivíduos vivem em sociedade e organizam suas colônias por castas, sendo cada um com suas funções dentro do ninho. Os Operários representam a maioria dentro do cupinzeiro e são responsáveis por alimentar toda colônia, incluindo a rainha e o rei. Os Saldados estão encarregados de proteger a colônia contra possíveis ameaças e predadores naturais, com mandíbulas em formato de garras de fácil identificação dentro da colônia. O Rei e a Rainha tem a função de reproduzirem e ampliar a colônia, além de determinar o rumos de ataques para extração de celulose. Os cupins alados, futuros e reis e rainhas, também conhecidos como siriris e/ou aleluias, tem a função de formar novas colônias.  

Espécies de cupim

Os cupins pertencem a ordem Isoptera e são elas: Termitidae; Kalotermitidae; Rhinotermitidae; Mastotermitidae; Termopsidae; Serritermitidae. Dentre as espécies de cupins, as mais comuns nas áreas urbanas são: cupim subterrâneo (Coptotermes formosanus); cupim arborícolas (Rhynotermitidae e Serritermitidae); cupim Xilófagos (Kalotermitidae); Cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis).

Entenda melhor quais são as principais diferenças entre eles.

Cupim Subterrâneo: Caracterizado por construir sua colônia, na maioria das vezes, debaixo da terra, o cupim subterrâneo também se alimenta de celulose oferecida por árvores vivas e mortas. Quando se instalam nos grandes centros urbanas, se torna pragas, principalmente com a instalação de cupinzeiro debaixo de casas, estabelecimentos ou até edifícios em condomínios. O próprio circula pela alvenaria das edificações, através de fissuras da edificação até achar algum madeiramento em contato com a alvenaria, como rodapés, batentes, guarnições, armários embutidos, guarda-roupas dentre outros móveis. A rainha do cupim subterrâneo tem uma grande capacidade de reprodução, depositando milhares de ovos diariamente.

Cupim de madeira seca: A colônia do cupim de madeira seca se restringe a mobília ou material atacado. De certa forma é fácil identificar sua presença, devido a quantidade de pó produzido por eles no próprio ponto atacado. Formam galerias no madeiramento atacado, que facilitam sua locomoção e serve de abrigo para colônia de cupim.

Umas das principais diferenças comportamentais entre o cupim de madeira seca e cupim subterrâneo seria os modos operantes de ataque a celulose, isto é, enquanto uma única colônia de cupim de madeira seca ataca somente um móvel, a colônia de cupim subterrâneo ataca

Cupim arborícola:  Carregam esse nome justamente por que constroem seus ninhos em árvores e a coloração do cupinzeiro é escura, porém também podem ser encontrados nas áreas urbanas, atacando a celulose do madeiramento com agressividade e rapidez.

Broca: Não são cupins, porém se alimentam de celulose do madeiramento, produzindo um pó semelhante ao ataque de cupim de madeira seca. As brocas na verdade compõem a fase larval de algumas espécies de besouro. Diferente dos cupins, as brocas não são insetos sociais.

Por onde a fêmea passa deixa a ovipostura com cerca de vinte a oitenta ovos no móvel atacado até seguir para o próximo destino para repetir o mesmo processo de se alimentar e dispensar mais ovos.

Serviço contra cupins

Através dos recursos técnicos, conhecimento biológico, equipamentos adequados e produtos de ultima tecnologia, oferecemos um excelente serviço de Descupinização no ponto atacado com ótimo custo/benefício e modelo de contrato adaptado ao nível do problema.

 

2018-08-16T15:35:42+00:00